A importância de crescer com plantas

Para muitas crianças, ver germinar um feijão na aula de ciências foi o mais próximo de uma experiência com plantas que puderam ter.

Explicar aos mais pequenos a importância das plantas não só os torna mais conscientes, como mais desenvolvidos. Para além do estímulo visual, estar em contacto com natureza também fortalece o tacto e a audição.

Com as plantas de interior não é diferente. Torna-se fácil sucumbir à rotina e não ter tempo para sair, mas com natureza em casa não há desculpa.

É verdade que ter certas plantas exige compromisso. É necessário regar, mudar de vaso ou ver se estão com as condições certas. No entanto, é importante não esquecer que são seres vivos e que podem representar muito do que queremos ensinar aos adultos do futuro: respeito pela natureza, aceitação das diferenças e equilíbrio.

O poder de criar adultos sustentáveis

No Dia da Criança (ou melhor, todos os dias) a Bioma desafia-te a mostrar à petizada que, tal como os seres humanos, as plantas são seres vivos, com diferentes formatos e características, que contribuem em muito para a vivência no planeta Terra.

Aprender os diferentes nomes e que cuidados necessitam é uma atividade de alfabetização! Que tal fazer um mapa das plantas da casa e organizar uma visita guiada para a família?

Se desenvolvimento cognitivo está diretamente ligado a habilidades intelectuais, como lembrar e analisar informações ou prever resultados, perguntas mais simples (como as rotinas de cuidados ou descrição de características) estimulam o pensamento dos mais pequenos. Mostrar uma planta inteira – raízes, caule, folhas, flores e sementes – ou mesmo desenhar, é uma fonte de entretenimento, mas também de educação.

Envolver as crianças na rotina de cuidados das plantas pode ser o ponto de partida para uma relação incrível entre os futuros adultos e o meio ambiente. Para além disso, são conhecidos benefícios de estar em contacto com plantas, como a redução do stress ou a melhoria da qualidade do ar.

Precisas de inspiração?

Como sugestão de projeto a seguir no Dia da Criança, deixamos o Instagram da Lepetit Jungle. Demonstra o que defendemos: crescer com plantas é crescer feliz!

No fim, importa o tempo passado em conjunto, as memórias criadas e a contribuição para um futuro mais verde e sustentável.

Feliz Dia da Criança!

Crescimento, Criança, Dia da Criança, Natureza, Plantas, Portugal, Saúde