home » blog

Decoração com plantas de interior: como escolher?

Em qualquer fase da decoração, os acessórios são uma parte importante no que toca à transformação de uma divisão vazia num espaço humano, natural e convidativo. Tomemos o exemplo do escritório! Em qual te sentirias mais confortável? Num local cinzento e estático ou num espaço com cor e movimento? Cor e movimento são duas características associadas à condição humana, porque gostamos de estímulos e de tudo o que nos lembre o ambiente exterior. Como exemplo perfeito, vamos mostrar-te como podes apostar na decoração com plantas de interior!

Decoração com plantas de interior na casa de banho: é possível!

Por serem tipicamente quentes e húmidas, as casas de banho tornam-se ambientes incríveis para algumas plantas. Ainda assim, a temperatura e humidade não são sempre as mesmas, tendo em conta que a divisão pode ficar muito mais fria quando inutilizada por horas (especialmente à noite). Há que ter em atenção a luminosidade do local e relembrar que nem todas as plantas gostam de humidade. Os cactos e as suculentas, por exemplo, preferem condições mais secas e podem apodrecer facilmente em ambientes húmidos.

casa de banho decoração plantas de interior

A pouca luz, alta humidade e variações de temperatura, precisam de ser tidos em consideração na hora de escolher plantas para decorar a tua casa de banho. Para este ambiente aconselhamos, por exemplo:a Espada de São Jorge, o Ficus lyrata ‘Bambino’, a Nephrolepis exaltata ou o Asplenium nidus! São plantas resistentes, compactas e perfeitas para este tipo de local.

Decoração com plantas de interior no quarto: não acredites em mitos!

Bem sabemos os horrores que se contam quando mencionamos decoração com plantas no quarto, principalmente no que toca ao consumo de oxigénio. Se nos debruçarmos sobre o assunto, percebemos que dormir na mesma divisão que outra pessoa ou animal de estimação seria muito mais prejudicial para a saúde. No entanto, niguém vai dormir para o sofá por medo da falta de oxigénio no quarto. Para além disso, as plantas produzem o tão precioso oxigénio durante o dia! Será assim tão má ideia decorar o quarto com plantas?

Por norma, estes locais de descanso tendem a ser mais luminosos, o que permite uma maior variedade de opções em plantas! O Lírio da Paz, a Ficus elastica ou a Calathea orbifolia são três plantas purificadoras de ar que crescem saudavelmente em locais amenos e com bastante luminosidade indireta.

quarto decoração plantas de interior

Se a intenção é ter um quarto minimalista, uma planta mais forte, como a Ficus lyrata, a decorar apenas um dos cantos é uma ótima ideia! Se a decoração com plantas na vertical for uma opção e existirem prateleiras, as trepadeiras são os elementos ideais para complementar a decoração do quarto.

Decoração com plantas de interior no escritório: vamos aumentar a produtividade!

Podem ser pequenas o suficiente para se encaixar numa secretária ou estante, ou grandes para ocupar o próprio canto no escritório! O tamanho destas divisões pode variar, principalmente se falarmos em espaços de teletrabalho, mas a boa notícia é que existem plantas para todas as medidas. Se ter verde no espaço de trabalho é o ingrediente em falta no ambiente, apostar na decoração com plantas de interior é a decisão acertada!

Passamos muito tempo no escritório e gostamos que seja um local cómodo e acolhedor, mas sem esforço. Para esta área da casa (ou empresa), aconselhamos plantas fáceis de cuidar como a Hera ‘Goldchild’Zamioculcas zamiifolia ou Calathea lancifolia.

escritório decoração plantas de interior

Para além do caráter estético, estes elementos vivos e verdes terão um papel significativo na produtividade, com a redução do stress e aumento da concentração, devido ao contacto com as cores, odores e texturas da natureza.

Decoração com plantas de interior na cozinha: porque não?

Tal como acontece na casa de banho, nem todas as plantas de interior são indicadas para decorar a cozinha. Tudo irá depender da ventilação, luminosidade e temperatura do espaço! Se não contarmos com as aromáticas, existem plantas ornamentais que podem transformar a cozinha num local menos solitário. Se existe um beiral de janela com uma boa exposição solar, aconselhamos cactos e suculentas. Estas plantas adoram uma boa dose de sol direto!

cozinha decoração plantas de interior

Caso as prateleiras ou armários estejam à disposição, trepadeiras como o Philodendron 'Brasil' ou a Hera ‘Jacobine’ são opções adaptáveis a qualquer móvel!

Decorar a sala com plantas de interior: um clássico intemporal!

A sala de estar é a divisão da casa onde, por norma, existem mais plantas. É o local onde recebemos os convidados, relaxamos e recarregamos energias. Todo o ambiente deste espaço é criado com o objetivo de trazer tranquilidade, sendo que as plantas têm um papel fulcral nesse objetivo. Decorar esta área pode ser tão simples como colocar uma planta mais robusta num dos cantos da sala ou ao lado do sofá – a Euphorbia acrurensis, a Strelizia nicolai e a Areca são alguns exemplos - ou dedicar uma estante às nossas amigas verdes e a objetos mais pequenos como livros ou fotografias. Uma estante de plantas é perfeita para salas de estar e escritórios domésticos, onde a organização é tão necessária! A vegetação vai “abrir” a divisão e trazer textura visual, sem tornar o espaço fechado ou apertado.

sala decoração plantas de interior

Se a área da sala começa a ser pequena, a decoração com plantas verticais e suspensas pode resolver muitos problemas. Mais uma vez, plantas como trepadeiras e fetos conseguem marcar presença sem ocupar muito espaço!

Para a Bioma, uma casa feliz é uma casa com plantas, principalmente se as conseguires adaptar à tua decoração! Com tanta variedade, pode ser desafiante escolher, mas a jornada não precisa de ser solitária. Estaremos aqui para te ajudar e aconselhar sempre que quiseres tornar o teu espaço mais verde!

NEWSLETTER

Recebe todas as novidades, promoções e dicas para cuidares das tuas plantas.

Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Se continuar a navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais