home » blog

7 cuidados a ter com as plantas no Outono

O outono marca o fim da época quente, fim da época de crescimento ativo das plantas e, se as mudanças climáticas que se fazem sentir podem afetar-te, imagina o que podem fazer às tuas plantas de interior. Fazer pequenos ajustes aos cuidados que tens com as plantas é essencial para que estas sintam de forma progressiva a mudança de estação, e assim evitar que sofram danos graves.

1. Reduz a frequência das regas

As plantas crescem menos nos meses mais frios e algumas podem mesmo "adormecer''. Nesta época do ano a evaporação também é mais lenta, por isso, necessitam de menos água. O ideal é verificar sempre se a terra está completamente seca antes de regar e nunca deixar a planta encharcada. Clica aqui para saberes mais sobre a rega!

2. Move as plantas para locais com mais luminosidade

No outono os dias começam a ficar mais curtos e escurece mais cedo. O ângulo de incidência da luz solar muda, mas as plantas continuam a precisar de luz! Apesar do crescimento das mesmas abrandar, é importante que estejam num ambiente com algumas horas diárias de luminosidade natural. Se as plantas estiverem num local com pouca luz natural, aconselhamos que as mudes para um local mais iluminado.

Outra dica é retirar os galhos secos, as folhas e flores mortas, isso faz com que a planta fique mais saudável e permite uma maior entrada de luz para as folhas inferiores. Clica aqui para saberes mais sobre a importância da luz para as plantas!

cuidados plantas outono luminosidade

3. Traz as plantas mais sensíveis para o interior

Algumas plantas de interior, durante o verão, adaptam-se perfeitamente no exterior. No entanto, está na altura de voltar a colocá-las no interior. As temperaturas baixas podem queimar as folhas e o excesso de água pode apodrecer as raízes. É importante que esta ação seja feita no imediato para evitar que as plantas suportem temperaturas abaixo dos 10º C. Igualmente importante é a verificação de pragas que possam ter atacado a planta enquanto ela esteve no exterior.

4. Cuidado com os insetos!

O outono é época de reprodução para muitos insetos. Por isso, aconselhamos que tenhas atenção à presença de pragas. Se forem identificadas e tratadas rapidamente, estas não irão causar danos maiores às plantas. Se não forem identificadas nem eliminadas, podem causar danos irreversíveis às tuas plantas.

cuidados plantas outono interior

5. Mantém as plantas longe de correntes de ar e fontes de calor

As plantas de interior não gostam de mudanças bruscas de temperatura. Por isso, aconselhamos que não as deixes próximas de aparelhos reguladores de temperatura, como aquecedores, ares condicionados ou lareiras, mas também em áreas muito quentes ou muito frias.

 

Ver também: A planta favorita dos nossos clientes para o Outono: CROTON PETRA!

 

6. Reduz a frequência do uso de fertilizantes

Nos meses mais frios, as plantas crescem a um ritmo mais lento. Ou seja, reduzem as suas necessidades nutricionais. Nestes meses é aconselhada a redução do uso de fertilizantes e só é aconselhado, novamente, o aumento da frequência no início da primavera, início da época de crescimento ativo das plantas. Clica aqui para saberes mais sobre fertilização!

cuidados plantas outono bioma plants

7. Revira suavemente o substrato

A redução da luminosidade natural e o aumento dos níveis de humidade ambiente, criam as condições perfeitas para o desenvolvimento de fungos na superfície da terra das plantas de interior. Alguns podem até ser benéficos para as plantas, mas outros podem provocar o apodrecimento das raízes. Ao revirares o substrato, vais evitar o aparecimento de fungos e apodrecimento das raízes.

Segue as nossas dicas e tudo deverá correr bem! Se tiveres dúvidas, conta com a nossa ajuda!

 

NEWSLETTER

Recebe todas as novidades, promoções e dicas para cuidares das tuas plantas.

Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Se continuar a navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais