Asplenium Nidus

Purificação do ar – As plantas que deve escolher

São infinitas as vantagens de termos plantas em espaços fechados. Estas amigas coloridas, além de darem um ar mais bonito e agradável aos locais onde se encontram, quando colocadas de forma estratégica, têm ainda uma função específica: a purificação do ar que respiramos.

Quando pensamos que em casa estamos longe de todos os agentes poluentes que respiramos ao longo do dia, estamos redondamente enganados. Até em nossa casa, por muito limpa que esteja, existem resíduos tóxicos de produtos químicos que formam uma poluição interior.

O nosso corpo, ao passar muito tempo dentro de casa ou do escritório começa a dar sinais de que o ar está saturado, exemplo disso são os olhos vermelhos, dores de cabeça, enjoos e dificuldade em estar concentrado.

Eis que a solução pode passar por colocar uma plantinha no espaço onde passa mais tempo. Embora pareça um solução simples e pouco eficaz, vai notar que pode fazer toda a diferença!

Como tal hoje quero falar-te de algumas plantas que podes ter em casa para tornar o ar que respiras mais saudável.

As plantas que te vão fazer respirar melhor

Philodendrum hederaceum ‘Brasil’

O Filodendro é o aliado perfeito para ter em ambientes que tenham bastantes elementos de madeira ou tapetes, acumuladores de substâncias, muitas vezes, as maiores causadoras de irritações de pele ou respiratórias.

Além de sua beleza natural, é também uma excelente opção no que diz respeito a humidificadores naturais. É uma planta que precisa de bastante água e como tal vai deixar o ar à nossa volta menos seco.

As tonalidades estonteantes e a conjugação de verdes apresentadas pelo Filodendro permitem utilizar esta planta para decorar qualquer cantinho que precise de um bocadinho de cor.

Dracaena marginata “Tricolor”

A origem do nome vem do Grego Drakaina, que significa dragão, referente a uma árvore originária das Ilhas Canárias às quais são atribuídas propriedades mágicas.

Desdes os tempos antigos que a Dracaena é conhecida pelas suas propriedades e magos, curandeiros e alquimistas utilizavam a sua resina vermelha para fins medicinais.

As suas vantagens são tantas que é também capaz de absorver o fumo do tabaco, o pó acumulado em papéis, toalhas ou mesmo o cheiro de vernizes.

Por último, mas longe de ser o menos importante, a Dracaena, colocada num quarto ajuda a reduzir os níveis de stress, ansiedade e fadiga, tal como ajuda a acalmar as noites mais agitadas.

Assim sendo, a Dracaena será a sua melhor amiga.  

Asplenium nidus

Semelhante à Dracaena, o Asplenium nidus, ou Ninho de Pássaro, é perfeito na conversão de dióxido de carbono em oxigénio e, uma vez mais, consegue absorver partículas e cheiros indesejáveis que poluem o nosso ar.

Além de serem amigas do ar que respiramos, são ainda amigas dos nossos animais, uma vez que são completamente Pet Friendly. Por vezes as plantas que temos a decorar a nossa casa são tóxicas o que pode provocar uma série de problemas aos habitantes de quatro patas lá de casa.

Mas há mais

Para além de tudo o que já foi mencionado, as plantas são uma forma de nos sentirmos mais calmos, menos depressivos e acalmam a nossa mente. Tudo isto promove um aumento significativo na nossa concentração e bem-estar.